Maromba: O que é? Qual é o significado? | Frases Maromba

Maromba: O que é? Qual é o significado?

Postado em: 12/04/2017

maromba-origens-significados

Você sabe o que é maromba ou marombeiro? Vamos explicar esse famoso termo da musculação, além de mostrar outros sentidos dados a essa palavra.

Você sabe o que significa maromba?

Qualquer amante de musculação já ouviu falar no termo “maromba”. Ou melhor, várias pessoas, dentro e fora de academias, já escutaram essa palavra pelo menos uma vez na vida.

Mas me diga: você sabe o que significa maromba? Esse termo tem algumas origens e outros significados bem curiosos e diferentes do que nós, praticantes de musculação, estamos acostumados.

A primeira relação com a palavra maromba remete ao árabe, com origem do termo mabruma, que é relacionado a um cabo resistente utilizado para puxar embarcações.

Talvez você se pergunte “mas o que uma corda tem a ver com ser marombeiro?”, mas a comparação é bem simples de se entender.

Para utilizar esse objeto para puxar os barcos, era necessária a aplicação de bastante força. Com o tempo, as pessoas que realizavam a ação ganhavam músculos e se tornavam ainda mais fortes que outros indivíduos comuns.

Daí vem a relação com a nossa gíria atual! Os “mabrumeiros” foram aportuguesados para marombeiros, maromba, rato de academia.

Algumas situações difíceis, complicadas de serem ultrapassadas ou que exigem esforço físico – como puxar embarcações ou levantar muito peso -, também são conhecidas como maromba em alguns cantos do país.

Outra origem do termo remete a uma vara utilizada para se obter equilíbrio ao atravessar uma corda bamba. A posição da pessoa ao realizar o ato, assim como a forma com que ela segura a vara, é bastante similar a um indivíduo realizando o exercício de rosca com barra para o bíceps.

Um diferente sentido para maromba vindo dessa mesma imagem de alguém atravessando a corda bamba é um sinônimo de “indeciso”, como uma pessoa que fica em cima do muro sem cair para um dos lados.

Outros sentidos diferentes para a palavra são os seguintes:

  • Máquina de produção de tijolos.
  • Jangada de madeira para transportar objetos pelos rios.
  • Manada de bois.

A última relação já é a mais próxima com a musculação de fato. Em alguns estados, pequenas barras com latas de tinta nas pontas (como uma espécie de halter ou barra com anilhas) também são chamados de maromba, e aí a lógica é a mesma que a da corda árabe.

significado e origens palavra maromba

O que é ser marombeiro?

Apesar de todas as diferentes origens e significados, a noção mais forte no senso comum para maromba ou marombeiro é o que nós, praticantes de musculação, somos.

Gostamos de levantar peso todos os dias, somos restritos quanto à alimentação, não enchemos a cara de cachaça todo fim de semana e dormimos bem. Queremos ser cada vez mais fortes e trincados não só de corpo, mas também na mente.

A vontade de treinar é o que nos move. Somos viciados pelo esporte e o vivemos a cada minuto de nossa vida, sem parar.

Mas não pense nem por um segundo que, apenas por nosso estilo de vida ser diferente do seu, nós não somos felizes. Muito pelo contrário!

Um maromba tem uma vida saudável, além da facilidade em focar em assuntos como trabalho e estudos. Sentimos prazer em viver assim, regrados, em uma busca diária por objetivos e aperfeiçoamento.

Por:
Paulo Octávio
Equipe Frases Maromba

facebook twitter gplus whatsapp

Vai uma inspiração ai?

ver todas as frases