HIIT x Aeróbico Contínuo e A Influência da dieta | Frases Maromba

HIIT x Aeróbico Contínuo e A Influência da dieta

Postado em: 27/07/2016

hitt-aerobico-influencia-dieta

Projeções para os próximos 20 anos indicam que o número de adultos com sobrepeso e obesidade no mundo aumentará em 44% e 45%, respectivamente, totalizando 1,35 bilhões de pessoas com sobrepeso e 573 milhões de obesos em 2030.

Buscando combater o crescimento desenfreado da obesidade, uma pergunta que sempre traz dúvida é:

Qual tipo de exercício é mais eficiente, Aeróbico Contínuo ou Intervalado. Com ou sem dieta?

Numa meta-análise de Garrow (1995) foi encontrado após 30 semanas (7 meses) de aeróbico contínuo sem intervenções na dieta uma perda razoável de 3kg. Em outro estudo, Stefanick (1998) comparou o mesmo exercício com dieta, e encontrou em um ano de intervenção a diminuição de 3kg de peso corporal.

hiit-aerobico-incluencia-dieta

Em relação ao exercício intervalado sem restrição na dieta, Quinn et al (2006) e Jacobsen et al (2003) não encontraram modificações significativas no peso corporal. Com exercício e dieta, Matsuo (2015) encontrou em 14 semanas, diminuição de 4 kg no peso corporal, além de melhora em vários outros parâmetros.

O que concluo é que sem dieta, tanto exercício intervalado quanto contínuo provocam mudanças modestas na perda de peso. Já intervenções realizadas com dieta de 1000 a 1500 kcal por dia, combinadas com um programa de exercícios intervalados de alta intensidade apresentaram resultados significativos na perda de peso em comparação ao exercício contínuo.

Por:
Taynan Luchi
Personal Trainer e Mestrando em Fisiologia, Bioquímica e Exercício em Modelos Experimentais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

facebook twitter gplus whatsapp

Vai uma inspiração ai?

ver todas as frases