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Treinar até a falha é necessário?

Postado em: 22/03/2017

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Ainda não está definido se treinar até alcançar a falha concêntrica leva a ganhos superiores quando comparados aos treinos que não chegam até falha.

Com essa dúvida, um grupo de estudo australiano (Davies, 2015) fez uma meta análise para ver qual treino era mais eficiente no aumento de massa muscular e força.

A análise mostra que os ganhos são bastante similares em ambos os tipos de treinamento, entretanto, os que não chegavam à falha concêntrica momentânea apresentaram ganhos de força e massa muscular ligeiramente maior.

Os autores não descartam o uso do treino até a falha, mas alertam para o volume de treinamento, na qual este deve ser realizado com moderação, buscando diminuir os riscos de lesões e overtraining. O mesmo resultado foi encontrado no estudo de Jenkins e Cols (2016).

treinar ate a falha

Fisher (2015) também comparou o efeito de ambos os treinamentos e encontrou resultados parecidos: aponta que o treino que não chega à falha momentânea gera o mesmo resultado do treino que alcança a falha momentânea.

Porém, o autores mostram que nos treinos que chegam à falha, foram realizadas um número menor de séries, evidenciando os mesmos resultados com menos tempo de treino, apontando esse tipo de treino como uma ferramenta tempo-eficiente, fazendo com que o indivíduo treine com um volume menor e obtenha resultados semelhantes.

Treinar até alcançar a falha é necessário? Converse com um professor de Educação Física.

Por:
Taynan Luchi
Personal Trainer e Mestrando em Fisiologia, Bioquímica e Exercício em Modelos Experimentais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

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